sábado, 14 de outubro de 2017

Plantio de Ipê Amarelo em Homenagem à Aurora


08/03/2017 - 16:59

Pais prestam homenagem à filha com plantio de ipê amarelo

O dia 08 de março tem uma simbologia internacional, em virtude do marco na luta feminina pela conquista de direitos e da igualdade, por isso a celebração do Dia da Mulher. Para a estudante Márcia Torres e para o médico Francisco Hélio, a data tem um significado ainda maior. O casal celebraria hoje o primeiro ano de vida da filha, Aurora. Em sua homenagem, eles procuraram o Parque Municipal de Maceió e plantaram, nesta quarta-feira (08), uma muda de ipê amarelo. A partir de agora, a planta se torna uma lembrança especial que vai florescer e recordar a bebê que faleceu ainda na barriga da mãe, três dias antes da data prevista para vir ao mundo.



Márcia e Francisco plantaram uma muda de ipê em homenagem à filha Aurora. Foto: Lucas Alcântara/Ascom Semds
“Todo jardim começa com um sonho de amor”. Esta frase, do escritor Rubem Alves, foi escolhida pelo casal para iniciar a homenagem à filha. Em palavras emocionadas, a mãe descreveu a grandeza dos momentos vividos em pouco tempo por ela e seu marido, desde o casamento até a partida de Aurora. Segundo a mãe, o óbito foi diagnosticado durante a último exame de ultrassom, quando os pais receberam a notícia que frustrou o planejado nascimento. Casados há quase dez anos, eles disseram ter aguardado o momento adequado para conceber a criança.



Plantio de Árvore no Parque Municipal. Foto: Lucas Alcântara/Ascom Semds

“Numa manhã ensolarada de domingo, debaixo de lindas árvores, papai e mamãe se uniram. Você surgiu, fruto desse amor, brilhando como o sol, mas como uma abelhinha, você voou para longe de nós, livre. Você nos alegrou tão brevemente, mas precisava voar. Sua alma leve e pura retornou aos braços do Criador”, leu Márcia Torres.
Sobre a escolha do ipê, a mãe afirmou que não foi à toa e fez a ligação de fatos. A árvore floresce em tom amarelo ouro, a cor do sol. Desta característica, a referência ao nome da criança: em palavras simples, Márcia explicou que Aurora significa o amanhecer, um novo dia, aquela que é clara como o sol. Para viver e florescer, o ipê precisa da luminosidade e, no Parque, assim está. A muda foi plantada em um lugar especial, exposto ao lado de um tronco que abriga bromélias, plantas que são o refúgio do pássaro Pintor Sete Cores, uma espécie rara encontrada na reserva. Para ela, tudo condiz com o objetivo da homenagem: fazer florescer, com os devidos cuidados, o sentimento iluminado trazido pela criança.




O casal seguiu a lenda da árvore Angelin de Morcego e a abraçaram com um pedido. Foto:Lucas Alcântara/Ascom Semds


“Casamos em uma manhã de sol, embaixo de árvores. Nossa ligação com a natureza sempre foi muito grande e queríamos homenagear a nossa Aurora justamente assim: com algo feliz, que não fosse triste. O Parque é um lugar de que gostamos muito e a partir de agora, passaremos a frequentar mais. Vamos ajudar a cuidar do nosso ipê Aurora para fazê-lo florescer. É uma linda lembrança que vamos cultivar”, disse Márcia Torres.
A homenagem foi realizada no Parque Municipal, que está aberto a outras manifestações deste tipo, segundo afirmou a coordenadora da reserva, Karla Gama. “Esta foi a primeira vez que recebemos um pedido deste e o atendemos da melhor forma possível, sobretudo pelo significado. Uma linda homenagem que marcou não somente a vida de Márcia e Francisco, mas também para nós, que estamos diariamente no Parque. Temos diversas áreas para o plantio de mudas e estamos abertos a novas homenagens, como o plantio do ipê Aurora”, explicou.




Hosanna, Hadan, Karla Gama, os pais de Aurora e o pastor que celebrou a homenagem. Foto: Lucas Alcântara/Ascom Semds


Ainda no caminho para o local onde a muda foi colocada, Márcia e Francisco passaram pela trilha onde está a árvore Angelin de Morcego, uma planta de mais de 50 anos considerada a “árvore mãe” que, segundo a lenda, quem a abraça e faz um pedido, é atendido. Os dois assim seguiram o ritual, um momento de descontração diante da emoção que viria a seguir com o plantio do ipê amarelo que batizaram de Aurora.
Do luto à luta
O casal foi ao Parque acompanhado de dois amigos: Hosanna e Hadan Lancaster, que, em abril do ano passado, também perderam o bebê que aguardavam. Juntas, Márcia e Hosanna criaram o Grupo de Apoio à Perda Gestacional e Neonatal Renascer no Facebook. Segundo elas, o grupo foi uma forma encontrada para superar o luto com o apoio de quem passou pela mesma perda.

Um pastor evangélico realizou a celebração durante a homenagem no Parque. Foto: Lucas Alcântara/Ascom Semds
Após o plantio da muda, ao lado de Hosanna e Hadan, os pais de Aurora participaram de um momento religioso com a palavra de um pastor evangélico.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds



http://www.maceio.al.gov.br/2017/03/homenagem-no-parque-um-ipe-amarelo-para-florescer-aurora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! e-mail: amanhecerapoioaoluto@gmail.com

Nome

E-mail *

Mensagem *